top of page

acessível e inclusiva

A Arte e a Cultura, nosso legado, devem ser para todos - suas práticas, formas e também sua divulgação – (RAMOS) - espera-se assim que sejam disponíveis para todos e em todos os lugares, preferencialmente de forma gratuita ou acessível, e com equipe orientada.

acessivel

 e facilitadora

Previmos as seguintes medidas de acessibilidade física, atitudinal e/ou comunicacional para o projeto:

Espaços dentro das normas de acessibilidade e monitores sensibilizados e capacitados para o atendimento de visitantes e usuários com diferentes deficiências para acompanhamento de público PCD.

 

Equipe de profissionais e professores Cis com orientações sexuais diversas e treinada para atendimento de vulneráveis e PCD.

 

Acessibilidade em libras e audiodescrição/legendas nas oficinas virtuais. 

 

Saídas na cidade com monitoria treinada em atendimento PCD.

 

Inclusão e convivência  - Público Intergerações: adolescente, jovem, adulto e sênior

"A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é considerada por todos que atuam  no campo da deficiência, em diferentes áreas de conhecimento e instâncias da sociedade, como um instrumento abrangente e aprimorado de regulamentação dos direitos da pessoa com deficiência e dos deveres de diversas instituições e seguimentos governamentais. Queremos dizer com isso que, para que haja um encontro entre o que prescrevem as leis e a realidade, precisamos pesquisar e propiciar experiências que aclarem os motivos pelos quais essas pessoas estão tão pouco presentes e atuantes nas diferentes instâncias sociais." (Seminário Internacional de Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais - GEPAM e SESC SP - maio de 2018)

AMPLIANDO A ACESSIBILIDADE CULTURAL - um propósito do Instituto desde sua formação.

Uma importante ação é a criação de Mesas-redondas (rodas de conversas) sobre Acessibilidade em espaços culturais, expografias acessíveis e incentivo ao protagonismo de pessoas portadoras de necessidades especiais, que  confere oportunidade de conhecermos diferentes programas e ações realizados , assim como de ter contato com vivências de pessoas com deficiência na interação com o universo da cultura, nos faz aprender a como ampliar a equalidade cultural..

De outro lado, a divulgação das ações e medidas pela mídia é fundamental para que os grupos tenham conhecimento e possam participar e usufruir da fruição cultural, sendo integrados aos processos de conhecimento, formativos e criativos.

Ainda temos muito a trilhar neste caminho de consciência coletiva das diferenças, mas as politicas publicas culturais abrem espaço agora para verbas direcionadas dentro das propostas, para a inclusão, iniciando mudanças favoráveis para o cenário das artes e da cultura. Assim, aos poucos temos, braile, libras, descrição, legendas, audio-descrição, fazendo parte das nossas atividades, oficinas, videoaulas, apresentações. 

bottom of page