VIA CULTURAL MIX

VIA
CULTURAL MIX

Uma das grandes contribuições de Deleuze foi ter se utilizado do cinema para expor sua forma de pensamento, através dos conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo.
Deleuze foi um dos filósofos que teorizaram as instâncias do atual e do virtual (já elaboradas por outros pensadores), construindo um olhar sobre o mundo a partir das possibilidades.
Aqui nos apropriamos de sua contribuição e trazemos uma programação que pensa sobre esse mundo em que estamos vivendo, dando um atendimento e uma abordagem de forma a ampliar as redes da cultura e sua difusão na cidade.
A partir da centralidade da imagem na contemporaneidade, novas formas de visualização e de experiência visual se impõem. Diante dessa constatação, o professor italiano Mauro Carbone, Interessado pelo pensamento do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, retoma especialmente as últimas obras do autor e trabalhando sobre a tese, esboçada por ele, segundo a qual haveria uma “precessão” recíproca da visão e do visível.
A pintura, o cinema e os dispositivos digitais fornecem os principais elementos para as análises empreendidas por Carbone. Sua reflexão culmina com a proposição da noção de “arquitela” – como “o conjunto de condições de possibilidade de mostrar e esconder que, em nossa cultura, teria sido aberto pelo próprio corpo humano, como visível e vidente ao mesmo tempo”.
VIA CULTURAL MIX. Oficinas de Leitura e Literatura, Dramaturgia, Expressão Corporal, Danças Circulares, Fotografia Cênica, Derivas audiovisuais, e toda uma programação online com Oficinas de Fotografia, de Aquarela, Pinturas Especiais Contação de Histórias, Saraus e Podcasts. Vamos convidar a nos conhecer. Nós somos VIA, somos Cultura e somos MIX. Há 18 anos formando novos públicos e inserindo arte no cotidiano das pessoas.